06/02/2015

A palavra Homem

A palavra Homem é o sinónimo do estereótipo do ser humano, sendo que é tudo igual, mas também tudo diferente.
    Tem várias condicionantes, ás quais se moldam, consoante as suas necessidades, pois é um ser racional.
   Sendo um ser racional, age, pense e sente, muitas das vezes devido ás condicionantes, que acabam por ser caraterísticas de cada um, ou seja, geográficas, históricas, culturais, biológicas e sociais.
   O pensamento será o cérebro que difere o ser humano, mesmo que existam mais que um com os mesmos condicionantes, o pensamento é diferente, o que faz com que ajam e sintam de maneira diferente.
Tatiana, DIE12
Jorge, DG12

Ser ou não ser eis a questão?

O Homem tem vindo a procurar o seu verdadeiro eu, desde o inicio dos tempos. Acontecimento tal, que infelizmente, ainda não aconteceu.
            Desde de condicionalismos geográficos, culturais, biológicos, históricos e sociais, o Homem vê-se condicionado constantemente a adaptar-se a estes fatores. Mas, desde os primórdios, a humanidade tem vindo a mudar rigorosamente o seu modo de agir e pensar, assim sendo nós, Humanidade, estamos constantemente a moldar o mundo(natureza) para o que nos convém.
            Em suma, o Homem apesar de ser um animal racional evoluído, ainda muito tem por evoluir, necessitando urgentemente de começar a respeitar a natureza e, acima de tudo, o planeta Terra.
Pedro, DG12
Susana, DG12

O Homem pensa, age e sente

O Homem pensa, age e sente de maneira diferente consoante as condicionantes a que este está exposto. Essas condicionantes podem ser: geográficas; históricas; culturais; sociais e biológicas.

            As condicionantes geográficas são influenciadas pelo local onde este nasceu, onde vive e pelo ambiente que o rodeia.
            As condicionantes biológicas são influenciadas pela educação dada pelos familiares e pelos princípios que são transmitidos principalmente pelos pais.
            As condicionantes históricas são influenciadas pelos nossos antepassados.
            As condicionantes culturais são influenciadas pela maneira de pensar dos que nos rodeiam, crenças religiosas, ideologias políticas, etc.
            As condicionantes socias são influenciadas pela sociedade que nos rodeia e com que lidamos no nosso quotidiano.

            Em suma, todas estas condicionantes estão interligadas entre si, todas acabam por influenciar a nossa forma de agir, pensar e sentir.
Cátia Monteiro, DG 12
Bernardo Resende, DG12

Condicionalismos Sociais

“acontecem quando o comportamento de uma pessoa faz com que a outra pessoa mude de opinião ou execute uma acção que, de outro modo, não executaria”
O conjunto de fenómenos pelos quais as pessoas, em interacção umas com as outras, são capazes de modelar, manter, difundir e modificar os seus modos de pensar e de agir. Existe influência entre indivíduos sempre que o comportamento ou a presença de uma pessoa é capaz de provocar alterações no comportamento de outras pessoas.

A influência social manifesta-se em três grandes processos: a normalização, o conformismo e a obediência.
O efeito das minorias no processo de mudança social tem sido objeto de varias investigações.

Miguel Gonçalves DG12
Alexandre DG12

Natacha DIE12

CONDICIONALISMOS CULTURAIS

A cultura desenvolveu-se a partir do momento em que o homem sente necessidades de sobrevivência
A cultura é uma herança passada por gerações por condutas, costumes e ideias, sentimentos, atitudes e tradições comuns a um povo. Por consequente influencia das regras de conduta de tradição no ser humano, as respostas directas, universais e instintivas do mesmo começam a tornar-se menos naturais, que despertam dentro de si mesmo valores, crenças, costumes próprios e particulares do contexto social onde o individuo se desenvolve fazendo com que os caracteres adquiridos percam terreno que anteriormente foram adquiridos por influencias.
Os padrões culturais têm em si muitas vantagens como facilitar a adaptação do ser humano na comunidade, dão conhecimento acerca de hábitos, gostos e preferências da sociedade permitindo que vivemos de acordo com o que ela espera por nós.
Ana Campina Nº2
Fabio Costa Nº10

Condicionalismos Culturais

O Homem encontra-se em constantes mudanças culturais.
Quanto mais olhamos à nossa volta deparamo-nos com diferentes formas de agir nas diversas culturas existentes no nosso planeta. Como por exemplo, na sociedade onde estamos inseridos seria impensável o apedrejamento de mulheres em praça pública, ou estas terem como seu “dono” o seu marido. Mas na sociedade oriental estas acções fazem parte do seu quotidiano. Podemos afirmar, nitidamente, que o Homem é um ser influenciável, pois logo desde pequenos somos influenciados a agir, pensar e sentir de acordo com a sociedade que nos rodeia.
Em suma, o Homem é um ser pensante, com inteligência própria, mas por vezes deixa para trás os seus objectivos para agradar a uma sociedade.
Juliana Tavares n.º8 DIE12
Patrícia Santos n.º15 DIE12